Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

São João da Madeira: Filme sobre Gal Costa dá continuidade a ciclo de cinema brasileiro


Quinta, 18 de Julho de 2024

A escritora e argumentista Ana Rodriguez é a convidada especial da sessão de projeção de “Meu nome é Gal”, hoje, às 21.15 horas. A entrada é gratuita.
O percurso de Gal Costa (1945-2022) de menina tímida a grande nome da música brasileira está no centro do filme que é exibido no auditório dos Paços da Cultura. Trata-se da terceira sessão do ciclo dedicado ao cinema do Brasil que o município de São João da Madeira vem desenvolvendo este ano, no âmbito do “Cine S. João”, projeto de divulgação da sétima arte que a autarquia promove com curadoria do Cine Clube de Arouca.
Em “Meu nome é Gal” (para maiores de 12 anos) está em destaque a juventude da grande cantora e compositora nascida em Salvador, em particular o período em que, em finais dos anos 60 do século passado, viaja para o Rio de Janeiro para concretizar o seu sonho de criança, cruzando-se, então, com nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia ou Gilberto Gil.
A escritora e argumentista Ana Rodriguez é convidada especial desta sessão marcada para os Paços da Cultura de S. João da Madeira, que se segue a outras duas também inserida na programação deste ciclo de cinema brasileiro, que abriu a 23 de maio com “Elis”, e prosseguiu a 27 de junho com “Três Verões”.
Depois de “Meu nome é Gal”, assinado por Dandara Ferreira e Lô Politi, o cartaz dedicado ao Brasil culminará a 31 de outubro, com “Marighella”, de Wagner Moura, que conta a história de Carlos Marighella, opositor da ditadura no Brasil. Para ver nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, com entrada gratuita, mediante a lotação, devendo ser assegurados os bilhetes-convite através da plataforma online BOL ou nos locais habituais.


Suplementos