Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Lixo de dois centros comerciais desviado de Aveiro para Coimbra


Sexta, 26 de Julho de 2024

Considerados «grandes produtores» de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), os centros comerciais Forum Aveiro e Glicínias deixaram, recentemente, de poder usar o Centro Integrado de Tratamento, em Eirol, no concelho de Aveiro, da ERSUC, o que fez subir a fatura dos transportes e, naturalmente por isso, gerou preocupações.
Há preocupação com o que está a acontecer devido ao aumento do custo do transporte, no caso do Glicínias, designadamente, cujos RSU que produz passaram a ser enviados para o Centro Integrado de Tratamento de Coimbra, desde que foi impedido de seguir para a unidade de Aveiro, tal como confirmou o diretor-geral do centro comercial, Diogo Filipe, ao Diário de Aveiro.
A despesa com o transporte subiu e a direção do centro comercial está a tentar encontrar uma nova estratégia a seguir perante esta alteração «de um momento para o outro», uma nova situação que considera ser «muito complicada». A ERSUC justificou a mudança, ao diretor-geral, com «motivos técnicos». E, quanto ao futuro, Diogo Filipe não sabe quando haverá uma reposição do serviço, ou seja, o regresso do envio dos RSU ao centro de Eirol, da ERSUC, se isso vier a acontecer.
A direção do Forum Aveiro também confirmou ao Diário de Aveiro que, recentemente, o envio deixou de ser feito para a unidade de Aveiro da ERSUC e aponta para uma operação, de transporte, que «passou a ser mais cara» desde que deixou de ser possível utilizar a unidade de Aveiro».

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos