Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

António Costa diz que em 2023 Portugal tem “seguro de vida” para o preço do gás


Sexta, 04 de Novembro de 2022

O primeiro-ministro disse quinta-feira que, em 2023, o país vai ter um “seguro de vida” para enfrentar as incertezas que o mercado energético enfrenta e que vai garantir uma “rede de segurança” às empresas e às famílias.
“Vamos ter, em 2023, um seguro de vida relativamente ao aumento do preço extraordinário das energias com as incertezas que existem (…) Aquilo que quero dizer com seguro é que mesmo que o preço do gás duplique durante o próximo ano, o aumento do preço não será superior a 13%. Isto é o seguro que nós temos. Se não duplicar pode mesmo diminuir. Se duplicar, será 13%”, afirmou António Costa.
O primeiro-ministro, que falava em Viana do Castelo, durante um jantar promovido pela SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social do Alto Minho, adiantou que a “rede de segurança” criada pelo “chamado mecanismo ibérico que permitiu que os preços os preços da eletricidade produzida, a partir do gás, em Portugal e em Espanha, tenham estado em média 17 a 18% abaixo do preço” a que estariam sem aquela medida “é absolutamente fundamental para que as empresas possam continuar a laborar com confiança e ter planos de atividade e de negócios que sejam compatíveis com o grau de incerteza” que mercado energético atravessa.
“Infelizmente, não podemos decretar o fim da guerra, não podermos decretar a paz na Ucrânia, mas o que podemos e devemos fazer é criar melhores condições para que as coisas possam continuar a funcionar, a manter o nível de atividade, o nível de emprego e o nível do rendimento das famílias”, referiu.


Suplementos